5 dicas de higiene para bares e restaurantes

Em tempos em que o assunto do momento são as precauções contra a expansão do coronavírus, conheça algumas práticas que devem ser constantes em seu estabelecimento. Esteja atento à limpeza e, também, com a orientação da equipe para esses cuidados.

Além de ser uma questão legal, regida por normas padrão de saúde e fiscalizada por órgãos de vigilância sanitária, a higiene para bares e restaurantes vai além da legislação.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que mais da metade das doenças causadas pelo contato com alimentos pode estar relacionada a falhas na manipulação desses produtos nas cozinhas de estabelecimentos. 

Pensando na importância desse tema, trazemos aqui algumas dicas e toques para gestores sobre boas práticas em higiene para bares e restaurantes.

Higiene para bares e restaurantes

1. Exigência máxima

Existe uma prática não recomendável que é a de deixar a “casa” em ordem apenas quando ela será vistoriada ou fiscalizada. Na rotina de um bar ou restaurante, é preciso esquecer esse tipo de pensamento.

O estabelecimento deve estar sempre em ordem com toda a legislação e fiscalização como se, a qualquer momento, fosse preciso ser averiguado cada detalhe do negócio. Informe-se sobre os procedimentos corretos com os órgãos municipais de vigilância sanitária. 

2. Atenção para o estoque

O fato de o estoque ficar, muitas vezes, afastado do olho do público não pode ser uma desculpa para que o ambiente não seja plenamente higienizado. 

Um estoque limpo e organizado evita a proliferação de pragas urbanas, contribui com a durabilidade dos mantimentos e, ainda, facilita a operação pelos empregados.

3. Procedimentos para a equipe

Os funcionários do bar ou restaurante fazem parte do cartão de visitas da casa. Uma dica importante é definir, de forma bem organizada, as funções de cada membro do time. 

Isso implica na higiene do bar ou restaurante a partir do momento que, uma vez especificadas as tarefas, uma pessoa da cozinha não tenha de servir mesas, anotar pedidos ou cuidar de pagamentos, manuseando cédulas e moedas. 

Outro ponto importante é a não utilização, na cozinha, de acessórios como colares, cordões, relógios etc. 

4. Limpeza e manutenção

Os banheiros do bar ou restaurante devem estar, sempre, limpos e operantes, equipados com sabonete, toalha de papel e papel higiênico. 

A cozinha deve ser higienizada e estar dentro das normas de limpeza e organização. Outra questão fundamental é: a cozinha deve estar, sempre, aberta para quem quiser conhecê-la. Aliás, incentive essa visita!

5. Organize as etapas para a higiene do ambiente

A melhor forma de manter, de forma organizada e constante, as medidas de higiene para bares e restaurantes, é o planejamento. 

Uma boa prática é o desenvolvimento de um check list central, para todas as atividades do estabelecimento, além de um específico para cada equipe de funcionários. 

É uma forma de manter o ritmo constante de organização e higiene para o negócio. 

Conheça nossas soluções para bares e restaurantes.